Matéria do 7º ano - Dinâmica Populacional

Resumo (Para Avaliação 2ºBimestre) - 7º ano


      Para entendermos melhor sobre a dinâmica populacional do nosso país, bastamos pensar no processo que chegou até aqui. Foi um processo longo ao qual o Brasil sofreu grande influência internamente e externamente.
       Na metade do século XX ou melhor em 1930, o Brasil começou a sofrer grandes alterações no âmbito populacional. Nesse momento a Revolução que acontecera visava e exigia de países como o nosso de produções para atender a reconstrução de outros países, sendo assim necessário o surgimento do parque industrial. Essa revolução é chamada de Industrial.
       Voltando um pouco na história, a nossa sociedade estava concentrada no campo (meio rural) e muito pouco nas grandes cidades.As indústrias chama a atenção de várias pessoas a cerca de um bom trabalho e começa as migrações em nosso país. Outro fator importante é a entrada de imigrantes, trazendo consigo a abertura de empresas, indústrias e etc.
        O IBGE surge 4 anos depois, para ser exato em 1934 com intuito de levantar dados e um deles é a dinâmica populacional.
        Através desse órgão chamado de IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os levantamentos feitos apontaram grande crescimento populacional, exemplo disso é a cidade de São Paulo que abrigava pessoas de várias regiões, boa parte do Nordeste brasileiro.
        Os estudos realizados por esse órgão são: TAXA DE NATALIDADE, TAXA DE MORTALIDADE, CRESCIMENTO VEGETATIVO, EXPECTATIVA DE VIDA dentre outros.

CRESCIMENTO VEGETATIVO - Corresponde as taxas de natalidade e de mortalidade.

TAXAS DE NATALIDADE - Corresponde a relação de nascimento por ano e a população absoluta de uma determinada localidade.

TAXAS DE MORTALIDADE -  Corresponde ao número de óbitos por um ano e a população absoluta de uma determinada localidade.

         Temos também a classificação do CRESCIMENTO VEGETATIVO entre eles são:

  • Positivo: quando o número de nascimentos é maior que o de mortes;
  • Negativo: quando o número de nascimentos é menor que o de mortes;
  • Nulo: quando o números de nascimentos é igual ao de mortes, ou seja, estão paralelamente.
     Outro fator a ser lembrado é que nas ultimas década do século XX, ou melhor em 1980 acontece a diminuição dos índices de crescimento populacional, sendo assim se destaca alguns critérios:


  • A disseminação de métodos anticoncepcionais, ou para melhor entender a ciência auxiliando e surgindo com meios para diminuição de nascimentos.
  • A participação da mulher no mercado de trabalho, sendo assim ela deixa de ser unica e exclusiva do lar e passa a trabalhar, ter posse e etc.
  • O aumento da população vivendo nas cidades;
  • O casamento tardio, as mulheres pensão no casamento mais no futuro e vice versa, os homens também.

         
     Perceberam a importância desse órgão para o nosso país, e não só isso, como desenvolveu o crescimento da nossa população.

    Leiam, releiam, pesquise se for necessário, pois a prova desse bimestre englobará temas como estes apresentados e estudados até aqui.


Abraços


Profº José Paulo - Geografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário