Questão regional - as superintendências existente em nosso Brasil - 1º ano Ensino Médio

A divisão presente nos dias atuais (1988)

       A divisão regional de 1988, este presente nos dias atuais, fora integrado após a constituição do mesmo ano, entendendo que esta divisão atenderia requisitos mais fiéis em uma divisão.

      Quando tratamos de regionalizar, temos que ter em mente que se trata de organizar o espaço, ou seja, organizar de forma padrão com critérios pré estabelecidos.


      Como vocês podem ver, esta divisão esta contextualizada em 5 macro regiões, sendo a maior situado na Região Norte.

As superintendência presente no Brasil

       As superintendência surge com o intuito de colaborar no desenvolvimento de cada região, ou seja, trazer igualdade econômica para todas regiões, e não só isso, um levantamento de outras informações e tática para elevar o seu desenvolvimento. Uma delas é trazer investimentos para as regiões internamente ou externamente.



       O primeiro órgão é a SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, é uma autarquia do governo federal do Brasil, criada no governo do presidente Castelo Branco em 1966, com a finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais. Ela tem sede e foro em Belém, e é vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
A atual área de abrangência da Amazônia Legal, corresponde em sua totalidade os estados do AcreAmapáAmazonasMato GrossoParáRondôniaRoraima e Tocantins e parcialmente, os estados do Maranhão (a oeste do meridiano de 44º de longitude oeste) e Goiás (porção ao extremo norte), perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro.

       A atuação da SUDAM obedece aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Política de Desenvolvimento Nacional Integrada e do Plano de Desenvolvimento da Amazônia e é efetuada em articulação com o Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia, órgãos e entidades públicas dos Governos federal, estaduais e municipais que atuam na Região e a sociedade civil organizada.





           A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007, com sede e foro na cidade do Recife, estado de Pernambuco, e vinculada ao Ministério da Integração Nacional. A missão institucional da Sudene é de "promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional".1

Estão sob jurisdição da SUDENE os estados de AlagoasBahiaCearáMaranhãoRio Grande do NorteParaíbaPernambuco,PiauíSergipe e, parcialmente, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.


                Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste ou Sudeco é uma autarquia federal brasileira criada por meio da lei nº 5.365, de 1° de dezembro de 1967, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste.
A autarquia tem jurisdição sobre os estados Distrito FederalGoiásMato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem sede e foro na capital federal, Brasília.


                  Em 15 de junho de 1961, os governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná assinaram convênio criando o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (CODESUL), com o objetivo de buscar soluções aos históricos problemas de desequilíbrio regional no País. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul foi incorporado ao CODESUL, o que fortaleceu a integração e a reivindicação conjunta dos estados mais expostos a um tratamento desigual.
A criação do CODESUL visou impulsionar a economia do Extremo-Sul, excluída do processo de industrialização em curso no país, acentuadamente no Sudeste brasileiro. Tradicionalmente, os estados do Sul recebem investimentos em volume menor do que as riquezas geradas por suas atividades econômicas, em decorrência de repasse desequilibrado dos recursos federais.
Coube ao CODESUL promover o levantamento das necessidades da região, entrosando os planejamentos estaduais, regionais e o nacional.
O CODESUL desenvolve, também, relações internacionais, objetivando a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul, por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva da Região Sul nesse Mercado, em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infra-estrutura, turismo e tecnologia.





            Para finalizar, a Região Sudeste possui vários programas, e se trata de uma localidade bem desenvolvida desde a Revolução Industrial de 1930, houve também nesse período a queda do café.
            A Revolução Industrial acentuou a crescente produção nesta região, estendendo posteriormente para outras regiões.

_______________________________________________________________________

Trabalho aplicado no Colégio Desafio - Osasco - P/ 06/05

- Pesquisar sobre "O desenvolvimento da região Sudeste no século XX"

- Deverá conter CAPA, Índice, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia

- Manuscrito ou Impresso, seguindo procedimento de qualidade na execução do mesmo, não sendo aceito trabalhos sem coerência, organização ou falta de organização.

- Todo o trabalho (aula) foi desenvolvido pelo Profº José Paulo
_______________________________________________________________________________

Revisão para a prova: data 29/04

A prova mensal proposta no calendário da matéria de Geografia, seguirá os seguintes temas:
- Questão regional ( Tratando da divisão regional presente nos dias atuais, as macro-regiões, o que seria regionalizar dentre outras).

-As superintendências presentes no Brasil ( SUDAM, SUDENE, SUDECO e CODESUL) Lembrando que os programas auxiliam no desenvolvimento de cada região e também não se restringe apenas nestas.

- TEMPO PARA AVALIAÇÃO: 1 Aula, sendo a primeira revisão e a segunda aplicação da prova
_______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário