quinta-feira, 20 de março de 2014

COMO ORGANIZAR MINHA SALA DE AULA, PARA QUE MEUS ALUNOS POSSAM INTERAGIR MAIS?

      Pergunta difícil né?, pois bem, estamos atravessando uma realidade bem complexa em sala de aula. Professores se retorcem a cerca dessa discussão, e não sabem como organizar e se devem mesmo mudar a organização de suas salas.

      Penso eu que, quando tratamos de organizar para uma melhor qualidade, métodos são válidos, por isso neste século, professores já pensam nessa possibilidade, e foi alvo das reuniões pedagógicas nas Escolas Estaduais. Fica ai outra pergunta: Mas quando eu mudo minha sala, não gera indisciplina?  Analisando esse tema e através de pesquisa que eu realizei por minha conta, trouxe melhora significativa, por isso que falo, é hora de pensarmos numa nova realidade para nossas crianças.

                                          (foto do site google.com)
     Etapas de minha pesquisa
  
  Em um belo dia, deparei-me com uma sala de aula coberta por indisciplina e fiquei alguns instantes pensando numa solução cabível para chamar a atenção deles. Elaborei uma forma que derrepente melhoraria a aula que fora proposto naquele dia.

- No primeiro momento pedi a eles que formassem grupos com até 6 pessoas, mesa virada de frente para outra.

-Já no segundo momento solicitei que eles fizessem uma atividade em conjunto a cerca de algumas questões inerente a matéria do dia.

  Percebi que naquele instante os grupos formados ali estavam interagindo, e a indisciplina deu lugar a uma interação organizada. Foi interessante porque alguns trabalhos e matéria de Geografia, procurei modifica-los para atender essa sala, afim de que a realidades deles fosse contextualizada e pensada.

    Também pude perceber que alguns momentos foram válidos a utilização do método tradicional, para aplicação de provas, explicações com lousa, e data show.

    Sendo assim a dinamicidade precisa existir com nossos alunos, não podemos mais ficar na espera quando podemos mudar alguns pontos que nos ajudam. Temos que lembrar também cada sala, cada aluno tem suas limitações e dificuldades. E nós docentes temos que conhecer cada sala e perceber o que de fato precisam.

     As escolas estaduais, são as que mais precisam de métodos variados, são realidades de vários tipos e algumas metodologias ficam invalidas. 
     
     As crianças são dinâmicas nos dias contemporâneos, e sendo aulas modificadas, com diversos tipos de materiais, com certeza será uma aula


Abraços a todos


Profº José Paulo - Geografia

terça-feira, 18 de março de 2014

"Cordas" o melhor filme de animação







                         Como trabalhar com inclusão

    A inclusão é algo complicado nos dias atuais. Professores se deparam com esta realidade todos os dias, e por muitas vezes fica a dúvida "Como irei trabalhar com esse aluno?", e este filme mostra um pouco através da garotinha de nome Maria, que devemos ser mais criativos na hora de integrar e não só deixar aquela criança apenas ocupando espaço. De fato alguns colegas docentes pelo mundo a fora agem dessa forma por muitas vezes não saber lidar, e o mais comum é não aprender a lidar.
    A garotinha demostra dois lados, o primeiro de como as vezes precisamos ser criativos para agregar de fato esse aluno, e de outro a integração por parte de amiguinhos.

   Vocês irão gostar e repensar muito no que diz respeito a verdadeira inclusão pedagógica.


Abraços

Profº José Paulo - Geografia


Vídeo do site youtube.com

domingo, 9 de março de 2014

Renovação para uma boa aula

Nós professores enquanto formadores de opinião, estamos vivendo um dilema em sala de aula. O contexto do aluno interfere diretamente no rendimento escolar, e fica a pergunta: "Como formalizar minha aula?", "Como trabalhar os temas proposto?", são perguntas muito complexas e que abrange grande parte dos professores nos dias atuais, a aula em minha opinião e através de pesquisas realizadas, os alunos nos dias contemporâneos fogem completamente a visão que tínhamos no século passado.

Como vocês podem ver, no passado, as salas de aula eram de forma centralizada no professor, e utilizavam métodos militaristas, um atras do outro. Nos dias atuais já existem professores que utilizam salas de aula ambiente, uma organização diferenciada, e assim, faz esse tipo de utilização já obsoleta. 
O que eu quero dizer, é que docentes estão buscando formas de executar as aulas onde prendam a atenção do aluno, e aquele tema não fique confuso na cabeça do educando.Uma das formas é a utilização de mídia educacionais, data show e até em alguns lugares o uso da informática.


Na foto, a utilização de computadores em sala de aula, inovação que chega para facilitar, lógico que ainda em pequena escala.


 Como podem ver nessa foto, a recente utilização em diversas escolas do data show, levando assim com maior rapidez as imagens, textos e filmes para os educandos.

Quero concluir essa matéria dizendo que, nós  formadores de opinião, devemos integrar as tecnologias ao nosso dia dia, sei que é difícil, e em muitos casos difícil de levar esse material para nossos alunos, mas o maior prazer para mim, é o conhecimento que é formado após uma aula por exemplo de domínio morfoclimático (7º ano), onde eu possa mostrar cada região e os tipos existentes com melhor precisão, e o aluno saia com aquele olhar NOSSA.

É isso ai, se renove, não desanime diante das diversidades que temos por ai, invente, dinamize suas aulas e eu tenho a certeza que todos gostaram.

Abraços

(imagens tirada do site google.com)

Um livro de qualidade




Um livro muito bom, que faz nós refletirmos no contexto da Globalização